2021/08/25 Secretaria de Saúde

Laboratório da Vigilância Epidemiológica de São Valério é Referência na Região Sudeste do Tocantins.

A Prefeitura de São Valério-TO, Prefeito Olímpio Arraes, por meio da Secretaria de Saúde, Secretária Tatiane Lopes, conta com um Laboratório de Entomologia no Município que é referência na região sudeste do Tocantins, o laboratório conta com uma estrutura ampla e moderna com todos os equipamentos necessários para uma análise precisa para doenças vetoriais como: Bancada Estruturada, Microscópio, Centrífugo e Lupa, efetuando mais de 30 análises mês de mosquito barbeiro, larvas, escorpião, mosquito feblatominio e outros, a entomologia é a parte da Biologia que estuda os insetos.

As doenças vetoriais como: Leishmaniose (Calazar), Dengue, Zica, Doença de Chagas e Malária, também são preocupações da gestão municipal. Pela estrutura montada e ações realizadas no município foi recebida a doação do Governo do Estado de uma Lupa para análises, e também materiais laboratoriais. Hoje a Vigilância Epidemiológica do Município conta com quatro agentes de Endemias e um Veterinário.