2022/08/11 Secretaria de Saúde

Leishmaniose - Secretaria da Saúde de São Valério-TO.

A Leishmaniose Visceral, conhecida popularmente por “calazar” é uma doença sistêmica, que acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea, e é transmitida pelos insetos flebotomíneos, porém, o principal hospedeiro urbano é o cão doméstico. Entre humanos, principais vítimas são crianças de até dez anos, idosos e pessoas com baixa imunidade. Sintomas: emagrecimento, febre baixa e aumento do baço e do fígado.

Para prevenir a Leishmaniose Visceral é necessário adotar medidas como evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata, fazer dedetização quando indicada pelas autoridades de saúde, evitar banhos de rio ou de igarapé localizados perto da mata, utilizar repelentes na pele quando estiver em áreas de mata onde a doença ocorre, manter a casa limpa e cuidar da saúde dos cães.

Secretária Tatiane Lopes

Prefeitura de São Valério-TO
Prefeito Olímpio Arraes, Primeira-Dama Iseni Arraes.
União Trabalho e Prosperidade!